sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Boa alimentação ajuda no combate à celulite




A alimentação e o sedentarismo são os principais causadores do problema


As guloseimas ficam na berlinda quando o assunto é celulite. Hábitos alimentares errados agravam o problema. Por isso, escolher alimentos saudáveis e usar suas propriedades a seu favor pode ajudar no combate aos furinhos.

“A celulite é relacionada a fatores genéticos. Porém sempre existe possibilidade de melhora e maneiras de atenuá-las”, explica o nutrólogo Cristiano Merheb. A alimentação e o sedentarismo são os principais causadores do problema, segundo o médico.

O consumo de alimentos industrializados, com substâncias sintéticas, produz radicais livres. De acordo com a nutricionista Luciana Ayer, a má alimentação influencia no surgimento de inflamações no corpo, inclusive a celulite. 

Por mais que a alimentação possa ajudar, Luciana frisa que não há soluções milagrosas. “Não há uma fórmula linear do tipo 'coma isso, e acabe com a celulite'”.

Evite:

O nutricionista Carlos Pirazzo enumera os vilões: “alimentos industrializados, ricos em sal, conservantes e produtos químicos, pobres em água e em micronutrientes. Exemplos são os enlatados, congelados, embutidos, refrigerantes, biscoitos tipo snack e bebidas alcoólicas. Alimentos ricos em gordura, como batatas fritas e carnes gordas também são contraindicados. E os ricos em açúcar simples, como doces”.

Cuidado com os sucos processados, que podem ter conservantes. "Já os refrigerantes, guaranás naturais e mates apresentam conservantes e a cafeína, que contribui para a perda na absorção de alguns nutrientes”.

Aposte em:

“Frutas e verduras ricas em líquidos e fibras solúveis. A maçã é um ótimo exemplo, por ser rica em pectina, uma fibra importante na neutralização das toxinas e gorduras em excesso na circulação”, explica Carlos. Banana e goiaba também são ricas em fibras. "E as hortaliças verdes escuras, por conterem mais líquido e clorofila”. 

Ele destaca também os alimentos ricos em selênio e vitamina E, por possuírem propriedades antiinflamatórias, como as castanhas do pará, gérmen de trigo, arroz integral, vegetais folhosos e legumes. Luciana acrescenta a esse grupo a linhaça e o gengibre.

“Proteínas magras, ovos com menos gemas. A cada quatro ovos, duas gemas”, diz Cristiano. Ele ainda libera chocolate amargo e sem açúcar. 

Água é fundamental. “A água otimiza os processos de desintoxicação e de limpeza”, diz Luciana. Cristiano também recomenda água de coco. E sucos naturais são ótimas escolhas, sem esquecer que eles têm calorias. 

Entre as bebidas alcoólicas, Cristiano destaca o consumo de destilados como uísque, vodka e tequila, que são menos prejudiciais do que a cerveja.

Dieta balanceada

O quanto de alimentos é preciso consumir? Carlos explica o cardápio que abrange os nutrientes necessários. “Ter uma alimentação colorida, que fornece todos os nutrientes de que necessitamos. No mínimo de três a quatro porções de frutas por dia, quatro a cinco porções de hortaliças. Duas porções de alimentos integrais, como arroz, pães, sementes e farelos (ex. linhaça, aveia, trigo). Duas castanhas do pará. Além de dois litros de água”.

Sem milagres

Cápsulas, chás naturais que prometem acabar rápido com a celulite são desacreditados pelos especialistas. “Não acredito na grande maioria dos produtos que existem no mercado mesmo que utilizados como coadjuvantes a um tratamento, que dirá de forma isolada”, diz Cristiano.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário