Dermatologista dá dicas de como cuidar da beleza com tratamentos que podem ser mais baratos
Muitas mulheres querem sempre estar como as estrelas da televisão e do cinema – lindas! Mas muitos tratamentos estéticos adotados por essas beldades podem não caber no orçamento. Porém, isso não é motivo para você se descuidar do visual. Saiba que é possível - sim - cuidar da pele do rosto e do corpo, dos cabelos e das unhas com produtos e atitudes diárias que podem custar menos do que caríssimos tratamentos em clínicas de beleza.
Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Dra. Ângela Gasparini, as mulheres acima de 50 anos podem, de fato, cuidar da aparência gastando pouco. "Porém, é mais fácil para aquelas que, de uma forma ou de outra, sempre cuidaram da pele, do corpo, da alimentação, não fumam, nem abusam do álcool, e fazem uso contínuo de hidrantes e protetor solar desde cedo."
Embora exista uma vantagem para aquelas que já se tratam há mais tempo, você pode começar os cuidados a partir de agora, e o melhor, é que esses tratamentos podem caber no seu bolso. Confira as dicas da dermatologista Ângela Gasparini:
Cuidados com a pele:
Com a diminuição hormonal, a pele fica mais ressecada, com tendência a manchas e acentuação das existentes. O envelhecimento, que já se inicia aos 30 anos, nesta fase da vida, se acentua, surgindo rugas mais fundas e flacidez. Então, o uso de hidratante e filtro solar diário se torna imprescindível.
No rosto, usar protetor solar com FPS 15 (que custa menos do que os com fatores de proteção mais altos) já é suficiente desde que seja utilizado diariamente durante o dia. Cremes a base de ácido retinoico são os mais usados e com comprovação científica de que realmente produzem um efeito de rejuvenescimento. Além disso, cremes a base de Alfa hidroxiácidos (originados das frutas, leite, etc), vitamina C tópica e DMAE também funcionam e podem ser manipulados na concentração ideal para cada caso e com um custo geralmente menor.
Para o corpo, banhos mornos e rápidos, sabonetes suaves, como os glicerinados, usados apenas nas dobras, genitália e pés, hidratantes com ureia, lactato de amônia podem ser manipulados também. E não se deve esquecer o filtro solar com FPS 15 nas áreas foto expostas. Podem ser de marcas mais populares do que para o rosto, pois aqui a cosmética do produto não é tão importante quanto para face.
Quando a pele estiver muito irritada por tratamentos ou aquelas que possuem rosáceas, uma dica é fazer um chá de camomila (um litro d'água para um saquinho de chá), colocar na geladeira e borrifar na pele várias vezes ao dia. Acalma e hidrata.
Outra sugestão é usar sal durante o banho para friccionar a pele nas áreas com bolinhas - conhecidas como ceratose pilar - depois passar hidratante no local.
Cuidados com o cabelo:
Os cabelos também podem ficar mais ressecados. O uso de tintas pode ressecá-los ainda mais. Deem preferência a xampus com PH pouco alcalino, tintas de boa qualidade e evitem usar diariamente o secador quente. Para hidratá-los, existem os silicones para as pontas e o óleo de argan.
Cuidados com as unhas:
As unhas também podem ressecar após os 50, sendo que em torno de 30% delas apresentam a síndrome das unhas frágeis. Essas estruturas ressecam, quebram e esfoliam nas bordas distais. Use luvas de borracha ao manipular sabões e detergentes, evite removedor de esmalte à base de acetona e use hidrante nas unhas diariamente. Hidratantes a base de ureia e lactato de amônia podem ser manipulados. Existem ceras para as unhas que também costumam hidratar.
Por Danielle Pingitore
Nenhum comentário:
Postar um comentário