"De fato, o milho é um alimento bastante completo. É rico em carboidratos, proteínas, vitaminas A e do complexo B e aminoácidos. Além disso, sua casca carrega grande quantidade de fibras. Ou seja, é excelente que faça parte da alimentação das pessoas, inclusive para os praticantes de atividade física". A opinião é do professor de Educação Física e consultor de qualidade de vida e bem-estar, Marcio Atalla.
Para o especialista em saúde que também é colunista da Revista Época, a escolha de boas fontes desses nutrientes é fator crucial para determinar qual o tipo de alimentação a pessoa vai ter, sendo uma questão simples, mas importante sobre as boas escolhas à mesa. "É simples, basta se perguntar: na hora do café da manhã vou comer croissant ou pão integral? É fundamental, por exemplo, enriquecer com fibras e os mais diversos minerais e vitaminas presentes nas frutas e legumes, a alimentação do dia a dia", explica.
Marcio Atalla, que recentemente estreou o quadro "Bem Estar & Movimento", na Rádio CBN, salienta que somente a associação de uma dieta alimentar equilibrada associada com a prática de exercícios físicos adequados é que se consegue atingir qualidade de vida e saúde. "Com esta estratégia, podemos prevenir uma série de complicações, como diabetes, hipertensão, alterações de colesterol, e outras, além de promover boa disposição para a prática regular de atividade física", acrescenta o educador físico e especialista em saúde e bem-estar.
Atualmente divulga-se muito o consumo de alimentos funcionais e focados na saúde (com pouca gordura, sódio etc), sendo que as qualidades energéticas e de fibras do milho o colocam na base da pirâmide alimentar.
Na opinião de Atalla, o milho pode contribuir para uma vida mais saudável às pessoas que queiram iniciar um programa de bons hábitos com a prática regular de exercícios e esportes. Por se tratar de uma rica fonte de energia, o cereal pode ser importante aliado em programas de preparação física, exercícios aeróbicos, dentre outras modalidades de atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário