sexta-feira, 21 de junho de 2013

Os problemas dos desodorantes



Os desodorantes/desodorizantes são usados para restringir os odores corporais desagradáveis, mas muitos produtos comerciais contem compostos prejudiciais para a saúde que podem causar problemas.

Analise com atenção os ingredientes do produto que utiliza e evite aqueles que incluem:

Ftalatos (Phthalates)
Muitos países já decidiram proibir a adição de ftalatos, entre eles os que pertencem à União Europeia. Os ftalatos causam perturbações hormonais ao alterarem os recetores do organismo. Entre os efeitos menos graves destas alterações podemos considerar, aumento de peso, pelos em excesso, antecipação da menopausa ou andropausa.

Parabenos (Parabens)
Mais um componente que altera o equilíbrio hormonal causando graves efeitos a longo prazo como cancro, puberdade precoce em crianças, perda de massa muscular, menopausa nas mulheres e andropausa nos homens.

Alumínio (Aluminum)
A alta concentração desde metal no sangue está relacionada com casos maior prevalência de cancro da mama e próstata, impotência, perda de memória e o aumento do risco de Alzeimer.

Triclosan
Adicionado como anti-séptico é bastante eficaz contra fungos, bolores e bactérias, no entanto diversos estudos têm evidenciado que exposições prolongadas aumentam o risco de alergias e problemas musculares. Algumas entidades americanas como a EPA - Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, já classificou este componente como carcinógeno.

Propilenoglicol (Propylene glycol)
Este principio ativo é usado em líquidos industriais tão variados como por exemplo nos anticongelantes dos radiadores automóveis Ao ser absorvido pelo organismo através da epiderme causa problemas nervosos, fígado e coração.

Se não conseguir evitar o uso de desodorizantes opte por aqueles com fórmulas que não contenham os químicos acima referenciados, muitas marcas já têm linhas de produtos mais saudáveis.

Fonte:saudenatural

Um comentário:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir