sexta-feira, 7 de junho de 2013

OS SEGREDOS DA LONGEIVIDADE


É bastante comum verificar pessoas que tenham o desejo de viver mais, porém, o que poucas entendem, é que o segredo não é viver mais, mas sim viver bem. E isto não é apenas um clichê, mas sim algo real.

Aquele que se alimenta melhor, leva uma vida saudável, possui grandes chances de ter uma vida mais longa. Apesar de muitos alegarem que fulano de tal bebia e fumava a vida inteira, só comia porcaria e viveu até os 95 com qualidade, pode se tratar de uma pessoa que apenas teve sorte, pois esta definitivamente não é a regra.

Segredos da Longevidade

Muitos dizem que há diversos segredos para que se tenha uma vida longa e feliz. Alguns acreditam que para isto basta-se ter dinheiro, outros dizem, que basta se ter o que é necessário. Porém, o que poucos afirmam é que antes de mais nada, é preciso aquilo que é necessário para se ter uma vida saudável, ou seja, uma boa alimentação, e viver bem consigo mesmo.
Antes de qualquer coisa, é preciso que se saiba como enfrentar as situações dificeis, assim como deixar de entender o porque das coisas, e simplesmente aceitá-las. Uma doença quando surge, não é por que você fez ou deixou de fazer algo, ela esta lá, e deve ser tratada, simples assim. Da mesma forma que as brigas em família e outros problemas que possam surgir ao longo de sua vida.
Este seria nada mais nada menos do que o segredo para se ter uma vida longa com relação ao lado mental, ou seja, psicológico. Afinal, muitas pessoas acabam por se deixar ficar doente, por questões de estresse, depressão, e para aqueles que não acredita,. É importante entender que são fatores que sim, podem interferir na sua qualidade de vida.
Uma pessoa que esta deprimida pode não sentir vonta de se exercitar, de se alimentar como deveria, coisas que são definitivamente prejudiciais para qualquer ser, seja animal ou humano, portanto, antes do físico, temos que tratar da mente.

Segredo de Uma Vida Longa Física

Para aqueles que assumem que gostam mesmo de comer, que não suportam exercícios físicos e que é assim que são felizes, tudo bem, este é um ponto a ser levado em consideração.
Porém, pode ser que um filho esteja a caminho, e provavelmente você terá interesse em vê-lo crescer, em participar de sua vida, dar o apoio que é necessário para que este também tenha uma vida plena e feliz e para que você possa presenciar tudo isto, é necessário que tenha uma vida regrada com relação a alimentação e a saúde do seu corpo.


Portanto, a questão não é deixar completamente de comer aquilo que se gosta, apenas fazê-lo de uma forma moderada. Nos dias de hoje, é comum ver salgados assados com recheio de brócoli, ou seja, algo muito gostoso e saudável ao mesmo tempo. Refrigerante pode ser considerado como veneno para muitos, assim como a oitava maravilha do mundo para outros, mas você não precisa dele todos os dias, poderá consumí-lo nos finais de semana.
Durante a semana, beba suco, água, chá, aliás, o chá pode ser uma ótima alternativa, pois além de ser a base de água, e ervas naturais, também poderá lhe proporcionar calma, por existir diversas que são calmantes.

Cuidados Com a Saúde

Infelizmente, a longevidade não esta apenas em nossas mãos, há fatores de extrema importância que colaboram para que se tenha uma vida saudável e longa, e muitos deles, dificilmente serão solucionados, como por exemplo a poluição, o estresse.
Algumas ferramentas foram criadas para que nós tivessemos a oportunidade de ter menos trabalho, como por exemplo os carros, que fariam com que se tivesse a oportunidade de realizar longos translados em curto espaço de tempo e sem tanto desgaste físico, assim como as famosas comidas fast food, que seriam para aqueles momentos em que realmente não tivessemos tempo para nos alimentar, porém, nós humanos temos uma grande tendência ao exagero, ou seja, fastfood virou comida de rotina, e quando não há outra alternativa comemos comida saudável.
Os carros, são fabricados em quantidades exageradas e vendidos por preços altos, fazendo com que se tenha maior necessidade de trabalhar para que se possa pagar por este tipo de veículo, sendo que o objetivo inicial não era este. É claro que aqueles que tem condições financeira não precisam deixar de comprar carros caros, assim como também não devem deixar de comer fast food, o que deve haver na realidade é um equilibrio. O carro de luxo deixar de ser uma necessidade, da mesma forma que a comida rápida.
Algo que temos a nosso favor, é a tecnologia com relação a medicamentos, e cosméticos para a melhoria da pele, e também de doenças que podem surgir no decorrer do tempo de nossa vida. Ou seja, quando estamos doentes, ou quando algumas rugas começam a surgir, sabemos o que podemos fazer, porém, é importante lembrar que antigamente, quando as pessoas viviam 150 anos, por exemplo, não havia esta tecnologia, e as pessoas viviam e muito.

Como Mudar Agora?

Se você não leva uma vida regrada, é claro que não poderá mudar tudo o que viveu, mas poderá melhorar as suas condições a partir de agora. Uma alternativa é fazer alterações na sua alimentação, e não se preocupe, só irá sofrer no inicio, pois depois se torna um costume. Consulte um médico para que este possa analisar como esta a sua saúde.
E por mais bobo que possa parecer, tenha sempre pensamentos positivos, em todas as situações, procure não brigar, ser sempre grato por aquilo que tem, crie uma rotina, mas não se importe de quebrá-la as vezes. Procure se exercitar, mesmo que seja para levar o seu filho ou neto para andar de bicicleta em volta do quarteirão, ou para levar o cachorro para fazer suas necessidades.
São pequenas coisas que podem melhorar a sua qualidade de vida, e que poderão fazer uma grande diferença a cada ano que passar, fazendo com que eles sejam muitos, ao invés de poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário