quarta-feira, 26 de junho de 2013

Manchas brancas nas unhas: evite, trate e cuide!

Quem aí já olhou para as unhas e ficou se perguntando o que seriam aquelas manchinhas brancas chatas que surgiam do nada? o/ Pois é, as manchas não querem dizer que você vai ganhar dinheiro ou qualquer coisa do tipo…é questão de saúde e cuidados!!No final do texto dou um depoimento meu pois, depois que li o texto do Dr. Alex Botsaris, só concretizou o que eu suspeitava sobre manchinhas nas unhas! Vamos ao texto? :) Vale a pena a leitura, hein??
Por isso o fósforo de crianças é muito mais alto que de adultos, fator que reduz a deposição de cálcio na pele e poderia participar da gênese das manchas. No caso dos idosos a explicação seria a redução do pool de cálcio no organismo, que ocorre na terceira idade, e isso coincide com a maior incidência das manchas em mulheres, que tem menos massa óssea que homens.
Além do cálcio, outros minerais têm se mostrado importantes para as unhas, em particular o zinco e o silício – podendo a sua deficiência se associar a fragilidade e manchas. Ambos são conhecidos fatores importantes para o metabolismo da derme (parte profunda da pele, que fica abaixo da matriz da unha). É provável que sua influência para a unha relacione-se com isso, considerando que a derme é base onde se estrutura a matriz ungueal. Ou seja, empregando de novo a analogia da parede de tijolos, zinco e silício ajudam a formar os alicerces da parede. Na falta de bons alicerces, o terreno cede e os tijolos se desalinham, levando as alterações das unhas.
Há ainda um derradeiro fator que vem sendo apontado como importante por alguns especialistas, que é a qualidade e a quantidade do fluxo sanguíneo na derme, logo abaixo da matriz da unha. Alterações das unhas observadas em diversas doenças sistêmicas, como anemia, insuficiência cardíaca e enfisema pulmonar, são atribuídas a redução do fluxo sanguíneo, ou ainda aporte insuficiente de nutrientes associado a congentão nos pequenos vasos da pele. Esse seria também mais uma das causas da leuconíquia focal em idosos, que têm uma redução significativa da perfusão de sangue nas extremidades.
Uma quantidade significativa de medicamentos, incluindo antibióticos, antineoplásicos entre outros podem causar diferentes tipos de descoloração das unhas, inclusive as manchas brancas. Micoses e outras doenças da pele que afetam as unhas também são responsáveis por alguns casos. Assim vale sempre ver um dermatologista para afastar esses problemas, caso surjam manchas anormais que não melhorem com nada, na sua unha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário