É fácil descobrir quando há alguma coisa errada em nosso organismo, basta que nos atentemos aos sintomas e ao que está fugindo da normalidade, como dores de cabeça, inchaços ou sangramentos inesperados, porém o que fazer quando há algo errado, mas sem sintomas?
Muitas doenças são silenciosas, como a hipertensão, por exemplo, e não apresentam sintomas, geralmente são descobertas quando já estão em um estágio avançado e o diagnóstico apresenta um quadro que requer maior seriedade, são as chamadas doenças assintomáticas. Dentro da categoria das doenças assintomáticas está a Trombose, embora ela possa apresentar sintomas em alguns casos.
Quando nos machucamos ou temos algum ferimento, as plaquetas presentes no sangue trabalham formando trombos, que são coágulos que bloqueiam o sangramento. Em algumas pessoas formam-se trombos onde não há sangramento, bloqueando o fluxo normal do sangue. Geralmente acontece nos membros inferiores e pode apresentar:
- Dor;
- Inchaço;
- Aumento na temperatura das pernas;
- Coloração diferente;
- Endurecimento da pele.
Há o risco de um fragmento do trombo se desprender e seguir o trajeto natural da circulação sanguínea chegando aos pulmões e, dependendo do seu tamanho, ele pode causar o entupimento, consequentemente, a embolia pulmonar, que pode levar a pessoa à morte. Além de predisposição genética e idade avançada, há outros fatores que podem desencadear a trombose, como:
- Colesterol elevado;
- Obesidade;
- Uso de anticoncepcionais;
- Falta de movimentação;
- Cirurgias;
- Imobilidade causada por longos períodos em internações hospitalares;
- Dificuldade de movimentação em longas viagens;
- Varizes;
- Cigarro.
O tratamento para trombose é feito através de medicamentos anticoagulantes e demais medicamentos prescritos por um especialista e a trombose só deve ser avaliada por um especialista, por isso é importante procurar o seu médico a qualquer sinal de algo errado com o organismo. Há algumas recomendações que devem ser seguidas, como – para os fumantes – parar de fumar, praticar exercícios físicos e ter maior atenção à dieta.
É importante que o acompanhamento seja feito, pois essa é uma doença que causa diversos riscos à saúde e à vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário