terça-feira, 11 de novembro de 2014

CONFIRA OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO VIBRATÓRIO



Uma nova tendência de malhação esta tomando conta de academias espalhadas pelo Brasil, principalmente, nas grandes cidades. O treinamento vibratório produz de 30 a 60 contrações musculares por segundo e, ainda, otimiza a recuperação pós-exercícios e fadiga muscular. De acordo com o professor Gustavo Evangelista, da Wellness Sport Club, em Ribeirão Preto, São Paulo, o treinamento vibratório está sendo cada vez mais utilizado em práticas esportivas em todos os níveis devido aos seus mais variados benefícios.
1 - Quais os benefícios do treinamento em plataformas vibratórias?
As plataformas apresentam os seguintes benefícios: melhora da circulação sanguínea e linfática (melhora de resultados estéticos); aumenta a densidade óssea (combate à osteoporose); aumento da flexibilidade e da força muscular; desenvolvimento da potência através de exercícios específicos; permite conseguir uma maior Amplitude de Movimento e estabilidade articular; previne e reabilita lesões músculo-articulares; auxilia a pessoas com limitações físicas a praticar exercícios físicos; otimiza a recuperação pós-exercícios e fadiga muscular (alongamento e relaxamento); melhora o equilíbrio e elimina dores.
2 - Para que o treinamento faça efeito no corpo é preciso aliar esta prática a outros exercícios?
Embora a plataforma vibratória ofereça uma variedade muito grande de exercícios físicos e possa ser a única ferramenta durante uma sessão de treinamento, recomenda-se que seja utilizada com outros métodos e exercícios para potencializar ainda mais os seus benefícios. O objetivo principal é oferecer o máximo de estímulos possíveis ao praticante, tornando o treinamento variado e eficiente.
3 - Durante uma sessão de treinamento vibratório quantas calorias podem ser eliminadas?
De acordo com o objetivo da Sessão de Treinamento na Plataforma Vibratória, o gasto calórico fica condicionado pela magnitude de força e intensidade que serão utilizadas na prática. O praticante pode realizar desde exercícios de alongamento | relaxamento (baixo gasto calórico) até exercícios com peso, que normalmente são utilizados por atletas e visam a um elevado gasto calórico. As sessões duram aproximadamente de 20 a 30 minutos.
4 - A plataforma trabalha o corpo de que forma?
As plataformas vibratórias geram vibrações mecânicas que são transferidas ao corpo nas posições em pé, deitado, ajoelhado ou sentado. A partir daí, se inicia uma série de reações em diferentes níveis fisiológicos, especialmente nos músculos, que passam a se contrair de maneira involuntária. A instabilidade condicionada da Plataforma Vibratória é um dos seus principais mecanismos responsáveis por gerar essa contração através do reflexo tônico
vibratório.
5 - Em quanto tempo é possível ver mudanças positivas no corpo?
Como a Plataforma Vibratória potencializa a sensação do praticante durante o exercício físico, é possível ver resultados positivos antes do prazo normal. O tempo exato é relativo, pois cada ser humano tem sua individualidade biológica. Além disso, sabemos que as mudanças positivas no corpo também estão condicionadas a outros fatores inerentes à prática de exercícios físicos, como a alimentação, horas de descanso e nível de estresse. A utilização da Plataforma Vibratória como ferramenta de treinamento otimiza e antecipa os resultados positivos no corpo, especialmente se estiver combinada com exercícios cardiovasculares.
6 - Há alguma contraindicação?
Existem diversas contraindicações para a utilização das Plataformas Vibratórias, e nem todas as pessoas estão aptas a utilizá-las. As contraindicações são para pessoas que sofrem com problemas visuais com acometimentos na retina; mulheres grávidas; marca-passos; trombose aguda; feridas não cicatrizadas após intervenção cirúrgica; fase avançada de osteoporose; doenças cardiovasculares em geral; hérnias discais; epilepsia; prótese no joelho ou quadril  e intolerância psicológica ao estímulo vibratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário