sexta-feira, 27 de abril de 2012

Roller Massage


Durante séculos alguma forma de Massagem ou de sobreposição de mãos tem sido utlizada com o objetivo de proporcionar conforto e aliviar a dor, tornando-se, assim, o mais antigo e simples tratamento terapêutico conhecido. Embora no Oriente a Massagem seja aceita naturalmente como uma forma de intervenção terapêutica, no Ocidente, só recentemente é que esta técnica se tem-se estendido a outros campos.

   A evolução da Massagem tem sido acompanhada pelo crescimento da tecnologia moderna. Com o desenvolvimento desta técnica tentou-se minimizar o desgaste do profissional, não deixando, entretanto, de obter resultados maravilhosos com os cilindros aquecidos, pois o equipamento faz com que o cliente sinta-se extremamente relaxado.

   O efeito principal da Roller Massage consiste em produzir estimulação mecânica dos tecidos por meio de uma pressão, velocidade e estiramento ritmicamente aplicados. A pressão comprime os tecidos moles e distorce as redes de receptores nas terminações nervosas. Ao estimular o tecido aumenta o fluxo dos vasos sangüíneos e espaços dos vasos linfáticos. Estas forças afetam a circulação capilar e a micro-circulação periférica e linfática.

   Os Cilindros foram desenvolvidos com material, peso e tamanhos espe-ciais para proporcionar conforto tanto ao cliente quanto ao profissional.

   Alguns dos efeitos fisiológicos e terapêuticos obtidos com a massagem são:
• Aumento da circulação sangüínea e linfática;
• Amento do fluxo de nutrientes;
• Remoção dos produtos catabólicos e metabólicos;
• Estimulação do processo de cicatrização;
• Redução de edemas;
• Aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo;
• Auxílio no alívio da dor;
• Facilitação da atividade muscular;
• Estimulação das funções viscerais;
• Aumento da temperatura periférica da pele e do corpo;
• Promoção do relaxamento local e geral;
• Estimulação da pele e dos tecidos subcutâneos.

   Podemos utilizar vários tipos de cremes ou óleos, de preferência produtos que tenham na composição princípios ativos redutores, tais como o Bio Cream, que possui em sua formulação Argisisl C, algas vermelhas, algas douradas e, principalmente, o gengibre que é um ativador da micro-circulação periférica.

   A posição do cliente é muito importante para se obter um bom resultado, pois é preciso que o cliente se encontre bem relaxado, para que a massa-gem seja bem sucedida. O cliente deve ser aquecido durante a massagem e a parte que não for massajeada deverá ficar coberta. A sala deve estar aquecida, sem barulho e, de preferência, o cliente deverá ser tratado individualmente.

Dentre outros movimentos, as manobras básicas da Roller Massage são:
Deslizamento Superficial: Consiste em movimentos deslizantes em grandes superfícies, leves, suaves e rítmicos. A direção das manobras é indiferente, uma vez que a pressão exercida é insuficiente para afetar a circulação. Mantendo-se um ritmo uniforme, assegura-se um bom relaxamento. O seu principal efeito se faz via reflexa, produzindo uma analgesia neuromuscular. Provoca uma diminuição da excitabilidade das terminações nervosas livres e auxilia na regeneração da pele. Deve-se iniciar e finalizar a massagem pelo deslizamento superficial, que tem a função de aumentar o limiar de sensibilidade, tornando mais agradáveis as manobras subseqüentes.


Deslizamento Profundo: É o movimento exercido com pressão suficiente para causar efeitos mecânicos e reflexos. É indispensável que o grupo muscular a ser submetido ao deslizamento profundo esteja relaxado e que seja observado o sentido da drenagem venosa e linfática, favorecendo o esvaziamento venoso e linfático. Atua sobre a pele e o tecido celular subcutâneo, melhorando as condições de circulação, nutrição e drenagem dos líquidos. O músculo sofre compressões alternadas no sentido da dispo-sição de suas fibras. A pressão exercida é intermitente.



Fricção: São movimentos circulares ou transversais. O seu principal objetivo é quebrar as aderências por acção mecânica nos tecidos mus-culares.


Extreme: É o impulso vibratório transmitido à área a ser tratada. Técnica de difícil execução devido à dificuldade em se manter os tecidos a uma freqüência constante de vibração. Dentre os seus defeitos está a diminuição da excitabilidade nervosa.


Percuty: Técnica de massagem na qual os tecidos são submetidos a golpes ritmados, utilizando-se o cilindro na lateral. Auxilia na drenagem das linfas.


Relaxem essence: Movimento de relaxamento do trapézio.


  Esta técnica pode ser adaptada a protocolos cosméticos, dando prefe-rência, a princípios ativos específicos, sejam redutores ou relaxantes como óleos essenciais, banhos de espuma ou sais de banho.

Conheça e aprenda esta nova técnica!!!


Fonte:
Sandra Pellicciotta
Diretora Técnica da Bioessenziale - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário