terça-feira, 3 de abril de 2012

Sonacel Expert 3MHZ - Ultrassom 3 MHZ




DETALHES DO PRODUTO
Ultra-som 3MHZ (Ultrasom estética 3MHZ)
 Possibilita ajustes de modos de emissão de onda contínuo e 5 tipos de pulsados. Com até 2 W/cm² de intensidade e temporizador regressivo, oferece possibilidade de melhora da circulação local, na penetração de princípios ativos através de fonoforese, no auxilio ao processo de cicatrização de lesões cirúrgicas, além de um ótimo resultado em desfibrosagem e tratamento dos quadros de celulite.
 Características técnicas:
 - Equipamento microcontrolado com comutação automática de voltagem (110 / 220 V).
- Cabeçote com design ergonométrico.
- Apresenta a freqüência de 3 MHz em um transdutor de 3,5 cm² de ERA (área de radiação efetiva) e com sensor para detecção de aumento de temperatura decorrente da falta de acoplamento (temperatura monitorada), além de controle automático de intensidade (a intensidade diminui quando está sem acoplamento).
- Modos contínuo e 3 formas de pulsado em 100Hz: 50%, 20% e 10% com 7 protocolos na memória
- A intensidade varia de 0,1 a 2,0 W/cm² após pressionar a tecla Start.
- Timer com tempo ajustável de 1 a 20 minutos com alarme sonoro ao término da sessão.
- Display de cristal líquido.
- Painel digital.
- Consumo: 30 VA (máx).
- Dimensão (L x P x A) mm: 280 x 280 x 110
- PESO KG (aprox. sem acessórios): 2,5 Kg

Efeitos do ultrassom:
* Efeitos Mecânicos

Em conseqüência das vibrações longitudinais, característica do ultra-som, um gradiente de pressão é desenvolvido nas células individuais. Como resultado desta variação de pressão positiva e negativa, elementos da célula são obrigados a se moverem / vibrarem, formando uma microcorrente acústica que origina a micromassagem tecidual, aumentando o metabolismo celular, o fluxo sangüíneo e o suprimento de oxigênio.

* Efeitos Térmicos

São decorrentes da absorção da onda pelo tecido e da agitação das moléculas, sendo representados por vasodilatação, aumento da permeabilidade da membrana, aumento na reabsorção tecidual e aumento na extensibilidade do colágeno.

* Efeitos Químicos

A microcorrente acústica promove o aumento da permeabilidade das membranas celulares, capaz de alterar a taxa de difusão dos íons, causando alterações terapêuticas como aumento na secreção pelos mastócitos (liberação de histamina), aumento na captação de cálcio e maior produção de fator de crescimento pelos macrófagos. Em adição, uma variação do pH dos tecidos para próximo da condição alcalina é observada.

* Efeito de Cavitação

Este efeito descreve a formação de bolhas ou cavidades no meio líquido, decorrentes de ondas estacionárias. Pode promover danos teciduais quando as bolhas geradas são em grandes quantidades e só é utilizado, propositalmente, em pós hidrolipoclasia ultrassônica (realizado por médicos).

* Efeito de Fonoforese

Fonoforese ou Sonoforese é a habilidade do ultrasom estética em incrementar a penetração de agentes farmacologicamente ativos para a pele através da onda ultrasônica. Os princípios ativos comumente utilizados são hyalozima, cafeína, ginkobiloba, entre outros.

* Efeito Tixotrópico

Capacidade do Ultra-Som na redução da viscosidade do tecido ou na despolimerização da substância fundamental amorfa. Através desse efeito, ocorre o aumento da elasticidade tecidual e a diminuição de consistência tecidual fibrótica.

* Efeito sobre o Sistema Nervoso Periférico

A utilização no modo contínuo pode afetar a velocidade de condução nervosa, aumentando-a devido ao aquecimento dos tecidos.

* Efeito sobre a Cicatrização

As ondas ultra-sônicas são capazes de facilitar a formação de novos vasos, atuando na facilitação da cicatrização. (BORGES, 2006)

Indicações:

Melhora Circulatória / Fibroedema Gelóide
Pré e Pós Cirurgia Plástica
Redução de Edemas e Hematomas
Fibroses (reorganização de colágeno), Seromas e Aderências
Melhora de Processos Cicatriciais
Contra-indicações:

Útero Gravídico
Globo Ocular
Áreas de Tromboflebite, Flebite e Veias Varicosas
Área cardíaca
Tumores
Órgãos Reprodutores
Diabetes Mellitus
Epífise de Crescimento
Osteoporose
Endoprótese (metilmetacrilato e polietileno de alta densidade)
Preparação do paciente:

Selecionar a área a ser trabalhada e higienizá-la com álcool ou água e sabão para facilitar a fonoforese ou mesmo a penetração do gel de contato.

Aplicação:

- Intensidade

Sugerem-se as seguintes intensidades para aplicação em protocolos Dermato-Funcionais e de Estética, porém deve haver uma prévia avaliação e cautela do modo e intensidade selecionados, para que haja eficiência no tratamento, sem risco de flacidez tissular. Vale ressaltar que a intensidade só pode ser ajustada depois de pressionada a tecla START.

OBS: Para a determinação da intensidade correta, em cada caso, devemos ter em mente a dose ideal que deverá atingir os tecidos, levando-se em consideração a atenuação das ondas sonoras nos tecidos superficiais à área da lesão (pele, tecido subcutâneo, músculo e outros)

- Modo

Contínuo: emissão constante de ondas durante o tempo programado, com maior deposição de energia.

Pulsado: emissão de ondas interrompidas por um intervalo de tempo, com maior efeito mecânico e menor deposição de energia. Pode ser:

O pulsado em 100 Hz apresenta os seguintes modos:

* 50% ou 1/2: a onda passa por 5 ms e tem um tempo off de 5 ms

* 20% ou 1/5: a onda passa por 2 ms e tem um tempo off de 8 ms

* 10% ou 1/10: a onda passa por 1 ms e tem um tempo off de 9 ms

Desse modo, para que haja uma melhor compreensão da emissão da onda no modo pulsado, segue abaixo uma tabela de conversão das intensidades do modo contínuo para o pulsado:

Nota 1: No modo pulsado a potência instantânea varia de 0,1 a 2,0 W/cm2, e a potência média segue as porcentagens descritas acima (50, 20, 10 %).

Exemplo: Supondo que o Display indicador de potência indica 2,0 W/cm2. Se o modo escolhido é o contínuo, a relação é de 100%, e a potência será de 2,0 W/cm2. No mesmo exemplo, se o modo escolhido é pulsado 1/5 e a relação é de 20%, a potência será 20% da indicada, ou seja, 0,4 W/cm2.

Nota 2: Lembre-se que o indicador estará sempre lendo potência instantânea.

Nota 3: Para esse tipo de emissão controlada por microprocessador, o teste de cavitação com água no cabeçote pode não ser válido, devido ao fato da falta de acoplamento. A nebulização (fumaça de água) não será visualizada, mesmo elevandose a intensidade até seu valor máximo (2,0 W/cm2). Isto não significa que seu equipamento está descalibrado ou com problemas.

- Tempo

O tempo pode ser determinado pela quantidade de cabeçotes que cabe na área a ser tratada; assim sendo, coloca-se 1 minuto para cada cabeçote e o ideal é que se trabalhem áreas pequenas com um tempo menor, para que não se exceda 20 minutos em todas as áreas a serem tratadas e para que não se corra nenhum risco. Ou ainda, dividindo-se a área a ser tratada pela ERA (3,5 cm²).

Técnica de aplicação em Dermato-Funcional e Estética

- Direta (com gel como meio de acoplamento)

Dinâmica / Deslizante: realizam-se movimentos circulares de forma homogênea e com ritmo muito lento para distribuir a energia tão uniformemente quanto possível ao longo do tecido.

Semi-estacionária: realizam-se movimentos de mínima amplitude sobre a região a ser tratada.

Limpeza do Transdutor:
Depois de usar o transdutor, limpe o gel de ultra-som com água corrente e detergente neutro ou retire o gel com papel toalha e higienize com álcool. Sempre limpe e seque o transdutor antes de guardá-lo para evitar o acúmulo de gel ou outros agentes de contato que possam vir a impregnar partes do transdutor, servindo de ambiente para a proliferação de microorganismos.



TREINAMENTO GRATUITO NA BIOSET. É NECESSÁRIO AGENDAMENTO COM 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário