quarta-feira, 27 de julho de 2011

Comece Hoje A Baixar Sua Pressão

Você pode baixar sua pressão tomando remédios. Aliás, quando se vai ao médico e ele constata que sua pressão está alta, a primeira atitude, na maioria das vezes, é receitar remédios para baixar a pressão. Acontece que esses remédios, de acordo com a revista médica “Lancet Oncology“, podem desencadear câncer. Os autores do estudo viram que há relação entre bloqueadores dos receptores da angiostensina ou BRA e câncer. As pessoas que tomam esses remédios e confiam neles chegam à casa dos milhões!

O principal autor do estudo, Dr. Ilke Sipahi, declarou que o fato de milhões de pessoas tomarem esses medicamentos, poderá gerar uma espécie de epidemia de câncer. A estimativa do Dr. Sipahi é que uma em cada 105 pessoas que tomam essa medicação terá câncer. É uma estimativa nada boa e reforça a necessidade urgente de passar a usar maneiras saudáveis e naturais para baixar a pressão arterial.


A boa notícia é que essas maneiras, saudáveis e naturais, existem e são relativamente simples de serem seguidas.
Você pode baixar sua pressão arterial com ligeiras alterações em sua dieta e estilo de vida. Só em falar que remédios para baixar pressão podem desencadear câncer, já é um bom motivo para, na medida do possível, se a fastar deles. Esses medicamentos resolvem um problema e criam muitos outros no seu corpo. Além do risco de câncer, esses medicamentos provocam impotência, tonturas, cansaço, desequilíbrio eletrolítico e outros.
Serão várias as dicas ao longo do blog. Algumas dicas já foram postadas e muitas outras ainda virão. Mas seja lá qual for a dica que você escolher, posso garantir que o único efeito colateral que poderá ocorrer será o aumento global de sua saúde. E no que diz respeito à normalização da pressão sanguínea todas as dicas estão em cima de três principais pilares: alimentação, exercícios físicos e relaxamento. Vamos aqui começar com o básico desses três pilares:

Dieta: o sódio é frequentemente acusado de elevar a pressão. Mas, de acordo com o perito Dr. Michael Alderman, o estudo ainda não é totamente conclusivo. O Dr. Alderman é um especialista em hipertensão no Albert Einstein College Of Medicine, NY. Segundo ele, apenas reduzir o sal nos alimentos não vai ajudar muito a abaixar a pressão. Claro que isso é muito importante, mas há mais outra coisa a se fazer.
O que realmente importa é a relação entre sódio e potássio que você consome. Isso porque as pessoas com hipertensão muitas vezes são deficientes em potássio. O ideal é ter cinco vezes mais potássio que sódio em nossa alimentação. Infelizmente essa relação é invertida em nossa dieta, principalmente nos alimentos industrializados. Esses alimentos têm normalmente duas vezes mais sódio que potássio, sendo que a maioria das pessoas necessitam mais de potássio.

É bem provável que ao ler esse trecho, o primeiro alimento que vem à sua cabeça é a banana. Boa escolha! Ela realmente tem um alto teor de potássio! Mas vá com cuidado. A banana também tem  um alto teor glicêmico o que significa um aumento dos níveis de açúcar no sangue. Não é para cortar a banana (sem trocadilhos, por favor!). Apenas não vá se entupir de bananas tentando resolver o problema.
Uma boa solução seria o suco de tomate. Um copo de suco de tomate tem aproximadamente 500 mg de potássio, ou seja, o mesmo que uma banana. Além do tomate e banana, veja outros alimentos ricos em potássio:

Abacate – Meio abacate tem em média 742 mg de potássio;
Água de Coco – Um copo tem aproximadamente 360 mg de potássio;
Melão – Meio melão tem 825 mg de potássio;
Batata Cozida – Meia batata de tamanho médio tem aproximadamente 844 mg de potássio.
A tabela completa poderá ser vista no livro “Doenças Cardiovasculares – Verdades e Mitos”, página 70, escrito pelo cardiologista e nutrólogo Sérgio Puppin.

Exercícios: não é novidade que quem faz exercícios físicos desfruta de vários benefícios como perda de peso, mais energia, etc. Mas são poucos que se dão conta que os exercícios fisicos também baixam a pressão arterial. Aqui não tem muito o que se falar. Apenas procure uma boa academia com bons instrutores.

Relaxamento: O Dr. Herbert Benson foi a primeira pessoa que observou que meditação e relaxamento baixam a pressão sanguínea. Seus estudos começaram no inicio de 1970 e desde então ele vem observando resultados confirmados centenas de vezes. O relaxamento tem muitos outros benefícios relacionados ao estresse, que, se você não sabe, é muito pior que o cigarro.


 Fonte: estoubeim.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário