terça-feira, 12 de julho de 2011

Bambuterapia – Massagem Terapêutica com Bambu

A massagem com bambu é uma técnica que incorpora hastes de bambu de diferentes comprimentos e diâmetros para massagear os tecidos profundos do corpo. Alguns terapeutas combinam elementos de shiatsu - medicina tradicional chinesa (onde copos de bambu ou as extremidades das hastes são utilizadas de forma específica) – de massagem tailandesa, de drenagem linfática e até mesmo da ayurveda  nessa técnica. As varas podem ser aquecidas ou se incorpora na massagem os óleos quentes. A massagem em si promove a circulação, a percepção sensorial do nervo e a drenagem linfática, outro benefício é a sensação profunda de relaxamento e bem-estar.
Uma vantagem adicional para o terapeuta ao usar as varas de bambu é que ela o ajuda a reduzir o estresse e a tensão nas mãos e nos dedos, enquanto facilita manobras mais vigorosas da massagem.


A bambuterapia e seus Benefícios

Embora o bambu amadureça completamente em aproximadamente sete anos, a maioria dos bambus florecem apenas uma única vez a cada 60 a 120 anos. Após a floração, as plantas de bambu da mesma espécie morrem, o que ocorre no mundo todo ao mesmo tempo. Ao todo, são mais de 1.200 espécies de bambu, todas elas relacionadas com a cana e o milho. O bambu é, de fato, um capim gigante: a haste de bambu pode ser cortada, deixando a raiz intacta que rebrota rapidamente. Isso faz do bambu um recurso altamente renovável. Em um habitat favorável, ele pode crescer tão rápido quanto 30 cm a cada 24 horas e em poucos anos estará novamente em seu tamanho normal.
Parte do que torna o bambu duro e reto, flexível e leve, é que as paredes das células ciliadas externas são cobertas com sílica. Isso cria uma matriz cristalina, muito semelhante ao de um cristal de quartzo ou o nosso próprio tecido conjuntivo. Alguns terapeutas acreditam que a liberação de tensão ou aderências fasciais contidas nessa matriz podem ajudar a restaurar e equilibrar o campo eletromagnético do corpo humano. A pressão exercida e o alongamento são as formas mais eficazes de liberar os potenciais de energia dos tecidos.
Se olharmos atentamente para o que está por trás desta afirmação, concluimos que o que está abaixo da superfície de nossos corpos é a mesma estrutura do próprio bambu. matrizes Cristalinas são conhecidas por apresentar duas propriedades muito específicas: piezoeletricidade e piroeletricidade. Piezoeletricidade é ativada com pressão e piroeletricidade com o calor. No nível fisiológico, essas duas propriedades contribuem para alguns dos efeitos curativos visto na massagem de bambu.
Piezoeletricidade é a habilidade de alguns materiais (geralmente os cristais) de gerar um potencial elétrico em resposta ao estresse mecânico aplicado ou a pressão em toda a rede cristalina. A própria palavra é derivada da palavra grega piezein, que significa apertar ou pressionar. No caso da massagem, a pressão ao longo da fáscia, que é também uma matriz cristalina, geraria o mesmo efeito.
Piroeletricidade é a capacidade de certos materiais para gerar um potencial elétrico quando aquecido ou resfriado. O nome é derivado da palavra grega pyr, o que significa fogo. Como resultado de uma mudança de temperatura, cargas positivas e negativas se deslocam para lados opostos ou pólos do material (o material se torna polarizado), estabelecendo assim um potencial elétrico. Pequenas mudanças de temperatura podem, de fato, produzir um potencial elétrico devido a piroeletricidade de um material. Assim, aquecendo e fazendo pressão com uma vara de bambu poderia criar esta condição. Este efeito piroelétrico também está presente em nossos ossos e tendões.
Todo material piroelétrico também é piezoelétrico, as duas propriedades estão estreitamente relacionadas. Estas duas propriedades podem, portanto, ser facilmente estimuladas através da pressão que é aplicada usando as varas de bambu, penetrando profundamente nos tecidos. A hábil manipulação (trabalho corporal) simplesmente aumenta os níveis de energia e cria um maior grau de fluidez no sistema orgânico, que já está lá, mas em estado latente.


A massagem feita com bambu é um interesse especial das mulheres por combater a celulite, além do efeito de relaxamento, frenagem, equilíbrio energético, modelagem e tonificação muscular.

Fonte: Socorro Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário