quarta-feira, 24 de agosto de 2011

TERMALISMO SOCIAL/CRENOTERAPIA

O tratamento de incômodos, enfermidades e dores com o uso de águas quentes é conhecido e utilizado desde os mais remotos tempos. Há milênios que no longínquo oriente, no Egito, na Grécia, em Roma e nos tempos atuais se apreciam muito seu benefício para a saúde. 

Nos últimos tempos, o termalismo e o “turismo de saúde” têm se desenvolvido de forma inusitada. As investigações e os estudos clínico-estatísticos realizados nos numerosos centros de pesquisa científicos europeus, têm-nos permitido compreender como atuam, basicamente, os fatores fisiológicos químicos radiantes das águas termo-minerais e sua ação corretiva não só sobre perturbações patológicas, como ainda sobre as psicossomáticas e os sofrimentos que perturbam a humanidade, hoje em permanente tensão.

A vida agitada nas grandes cidades, com seus múltiplos microtraumatismos físicos e psíquicos e a luta diária por uma melhor existência em competição com o calendário e o relógio que a cada momento nos oprimem com novos conflitos, fez do ser humano atual um ser instável e tenso, com o “stress” e a irritabilidade próprios dessa vida agitada e competitiva. Dessa forma, não se pode estranhar a frequência das perturbações do sistema neurovegetativo com múltiplas síndromes doloridas, tencionais depressivos e nervosos. A melhora provisória obtida pelos cada dia mais numerosos e novos medicamentos que nos impõem os laboratórios, tem apenas um efeito momentâneo e sintomático.

A correção básica só é conseguida, em muitos casos, pela modificação funcional da reatividade e das defesas, bem como pelas atividades celulares imunitárias.

As múltiplas dores de tipo reumático na nunca, ombros, braços, espáduas, região lombar, cinto pélvico e pernas, com características nevrálgicas, frequentemete atribuídos a alterações na coluna ou a reflexos periféricos de alterações metabólicas ou orgânicas internas, são, na grande maioria dos casos, estados tencionais que não apresentam alterações patológicas ao exame clínico ou de laboratório.

Algo semelhante acontece com as habituais moléstias diárias como enxaquecas, insônia, perturbações hepáticas e intestinais, dispepsias, estreitamentos, cistopatias, nervosismo, depressão, irritabilidade e outros numerosos sintomas que só se corrigem de maneira satisfatória mudando o ambiente, de modo e regimen de vida, e submetendo o organismo a uma reativação e equilíbrio de seus mecanismos fisiológicos naturais.

Estas numerosas perturbações que amiúde se transformam em sofrimentos psicossomáticos e que, com o agravamento, repetição e cronicidade entram já na real patologia, requerem uma modificação do terreno, o que não se consegue, na maioria dos casos, com a simples medicação e o regime.

Os banhos termais submetem o organismo, diariamente, a uma hipertermia periférica ativa que, junto com a pressão hidrostática, a sustentação da água e a constituição química do meio, situa favoravelmente o organismo em um ambiente ativo a que não está acostumado e o obriga, progressivamente, com a sucessão diária dos tratamentos, a modificar sua funcionalidade.

Além disso, a climatoterapia é um elemento terapêutico de grande valor ao mudar o ambiente, desde a macro ao micro clima, o que, junto com a ausência de poluição do ar, da água, do solo, dos alimentos, e com a helioterapia, exerce uma função desintoxicante.

Para isso contribuem também a ausência de alérgenos e a vida ao ar livre, com uma movimentação livre de automóveis e ônibus, ao ir o acquista ao banho e beber água três ou quatro vezes ao dia, como também passeios nos parques e jardins, onde boas companhias incitam à caminhada e ao movimento. Este é o “descanso ativo”, que representa uma grande benefício circulatório e muscular.

Igualmente, o acquista está desligado de todos os pequenos e grandes problemas da vida diária, com seus nervosismos e conflitos, suas preocupações e apressamentos. Nas termas tudo é paz, sossego e “relax”, além de distração e entretenimento. Este estado de espírito dá origem a uma descontração, a uma sedação natural, sem a ordem executiva e por vezes perniciosa de medicamentos que não tem afinidade com o organismo, que não os reconhece como formando parte de se interior, ao contrário dos agentes físico-químicos e ambientais das termas, que configuram um ambiente natural a que está acostumado, e que é dirigido e concentrado somente na finalidade equilibradora e reativadora das funções orgânicas.

Além disso, nas termas existe a possibilidade de um bom regime alimentar, o que é normalmente impossível fazer em outros lugares. Também é possível reduzir o álcool e o cigarro.

Outro fator importante é a informação de boa saúde que o médico da terma proporciona aos acquistas e aos turistas, aconselhando-os, periodicamente, a seguir um regimen de vida similar ao que fazia nas termas, o que significa continuar o efeito benéfico desta.

Igualmente nas termas se pode realizar uma eficiente fisioterapia sob rigoroso controle médico, assim como a masoterapia e movimentação corretiva especial.

Finalmente, de grande importância, é o uso hidropínico da água mineral, já que ao bebê-la em doses adequadas, o acquista assimila os íons que ela contêm o que se traduz numa transmineralização que corrige carências.

Temos, pois, nas termas um conjunto harmônico de fatores de ação biológica que não se encontram reunidos em nenhum outro lugar.

O desenvolvimento insuficiente que tem no Brasil as terapêuticas creno-climáticas se devem em grande parte à influência predominante aqui da medicina norte-americana, onde as termas são poucas e de discreta qualidade, e onde não há adequada quantidade de termalistas, nem livros ou revistas especializadas como na Europa.

Por outro lado, a estrondosa divulgação da moderna medicina de investigação e o avanço da cirurgia, da psiquiatria e da química com seus imponentes laboratórios de produção, relegaram, injustamente, a crenoclimatoterapia, prática usada e garantida através dos séculos, a segundo plano.

Os médicos, em sua grande maioria, não compreendem, não acreditam e não conhecem as águas minerais; entretanto, os acquistas continuam afluindo, cada vez mais e em maior número, porque experimentam seus grandes benefícios para a saúde.

Modernamente, a organização de uma estância compreende estatística termal e enfoque do médico particular do enfermo, com considerações sobre o tratamento. Por isso, todo paciente que se utilize das termas para tratamento deve ter a orientação do seu médico ou do termalista.
-------------------------
As águas minerais são, em sua grande maioria, águas de chuvas que durante milhões de anos se infiltraram na terra, dissolvendo diversos minerais que encontravam em seu caminho.

Ao encontrar capas geológicas impermeáveis, acumularam-se em forma de lagos e, ao adquirirem pressão, surgiram na superfície com energias físico-químicas especiais, e também com uma temperatura que aumentou um grau a cada 33 metros de profundidade.

Os elementos ativos das águas minerais que são favoráveis à saúde e bem estar são, além da temperatura e dos minerais dissolvidos, os gases e a radioatividade.

Um dos componentes mais importantes para tratar os diferentes tipos de reumatismos, o artritismo, as artroses, as infeções da pele e dos brônquios, é o enxofre.

As águas sulfatadas e bicarbonatadas corrigem as perturbações das funções hepáticas e intestinais. O magnésio exerce, além de um efeito sedativo, uma ação favorável no metabolismo.

Também os bicarbonatos, assim como os sais de cálcio e sódio, melhoram os processos digestivos, tonificam as defesas orgânicas e revitalizam o organismo.

Para completar a ação externa dos banhos, duchas, sauna, piscinas e outros, a bebida de água mineral, judiciosamente dosada, dá ótimos resultados.

Além disso, a vida ao ar livre, com muito sol, caminhar bastante, respirar profundamente para oxigenar-se bem, junto com o “relax” intercalado, contribuem para reforçar os efeitos benéficos da água mineral.

Águas, ar, sol e movimento, mantêm a saúde e felicidade: é o “descanso ativo”
Como as águas termo-minerais representam verdadeiros medicamentos, é o médico que indicará qual e como será o tratamento em cada caso.

Cumprindo rigorosamente as suas indicações e evitando os excessos, o prazo ideal de estadia é de três semanas, embora já com duas se observem efeitos favoráveis, em forma integral, das relevantes qualidades das águas termais e de uma saudável estadia nas termas.


Fonte: Portalsantoamaro

Um comentário:

  1. Muito bacana seu artigo. Acesse nosso site e curta nossa página no Facebook! Quando puder, visite Águas de Lindóia, a Capital Termal do Brasil, teremos prazer em recebê-la!

    http://www.facebook.com/pages/Balne%C3%A1rio-Municipal-de-%C3%81guas-de-Lind%C3%B3ia/338444122865893

    www.balnearioaguasdelindoia.com.br

    ResponderExcluir