sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sinais de Jovialidade - Bioplastia


Primeiramente, é preciso falar em prevenção, pois não adianta começar a cuidar da pele, se isso não se tornar um hábito diário e levado a sério.
O mais importante, mesmo que você não goste de usar nenhum "creme" diurno ou noturno, ou fazer qualquer tratamento estético, é usar protetor solar diariamente. Um protetor solar de qualidade, específico para seu tipo de pele e usado adequadamente.
Vale lembrar que mesmo dentro do escritório tem a luz da lâmpada branca que emite raios ultravioletas, então mesmo que fique o dia todo em casa ou no trabalho, deve ser aplicado na face.

Sinais de Jovialidade

Para explicarmos e ilustrarmos melhor esses Sinais da Jovialidade, que vão "se perdendo" com o passar da idade (infelizmente....) nada melhor do que pegarmos uma atriz com um rosto considerado "perfeito".



Com o passar dos anos, vamos "perdendo" algumas características faciais que conotam "juventude", assim é possível chutar a idade de alguém.
Em média, a queda significativa na produção de colágeno começa aos 25 anos de idade.
Os "pés-de-galinha" começam a aparecer a partir dos 25 anos quando sorrimos (rugas dinâmicas) e a partir dos 28 anos já podem existir algumas rugas (estáticas) ao redor dos olhos, mesmo se ficarmos com a musculatura em repouso, sem sorrir.
A perda de gordura na "maçã-do-rosto" começa a acontecer a partir dos 28 anos.
O "bigode-chinês" (sulco naso-geniano) começa a aparecer a partir dos 30 anos e a flacidez das bochechas ("bochechas caídas") com consequente perda do contorno do rosto ("rosto cansado") a partir dos 40 anos.
O "código-de-barras" (rugas ao redor dos lábios) começa a partir dos 35 anos e, se for fumante, pode começar 15 anos antes. As rugas da "boca-do-ventríloco" (vinco nos cantos dos lábios) a partir dos 40 anos e o estreitamento do lábio superior a partir dos 45.
Há ainda as rugas da braveza (rugas entre as sobrancelhas) a partir dos 30 anos, as rugas na testa a partir dos 35 anos e a queda das pálpebras superiores começa a partir dos 40 anos. Linhas e flacidez no pescoço a partir dos 45 anos.
Como um dos procedimentos da Medicina Estética para manter esses Sinais de Jovialidade, podemos lançar mão do Preenchimento Facial ou como hoje está mais conhecida na mídia: a Bioplastia.
Trata-se de um procedimento estético, pouco invasivo, realizado apenas por médicos especializados, usando uma espécie de gel que, ao ser injetado, é capaz de dar volume, definir o contorno e suavizar rugas.
Os especialistas em estudo de face, verificaram que os olhos são os primeiros a serem observados quando a gente conversa com alguém pessoalmente. Em segundo lugar, repara-se na boca, nos lábios.... E se os lábios, não eram grossos e volumosos na juventude, ficam demasiadamente finos, o que denuncia as possíveis rugas ao redor da boca. Além disso, a cor e a hidratação dos lábios vão ficando menos intensas.
E nesse caso, pode ser injetado preenchimento para dar contorno nos lábios ou mesmo no "vermelhão" da boca para aumentar o volume. Também dá para realçar o "coração do cupido" e o "filtro labial". Tudo isso serão modificações discretas, com resultado natural (sem exageros), possibilitando uma boca com aparência mais jovem e provavelmente mais sensual.
A "maçã" do rosto vai "desaparecendo" com a flacidez da pele e o efeito "blush" (que evidencia a "maçã" do rosto e afina a face, determinando um contorno firme e jovem) também começa a ficar muito tênue. Isso também acontece com a linha da mandíbula, que vai perdendo seu contorno. Aparece uma ruga entre a boca e bochecha (sulco naso geniano), que vai se aprofundando e ficando mais aparente.
Mas felizmente, dá para realizar preenchimento nesse sulco ou mesmo preencher essa "maçã" do rosto, assim não fica mais tão evidente esse traço do envelhecimento facial e conseguimos realçar os outros detalhes bonitos da face.
Claro que tudo isso, pode ser mais ou menos intenso dependendo da idade, da cor da pele, do grau de oleosidade, da quantidade de exposição solar, da sua "sorte" genética/familiar e do cuidado com essa pele (uso de cremes e realização de procedimentos dermatológicos).

Por exemplo:
• As rugas começam a aparecer bem mais cedo para quem tem pele mais clara do que quem tem pele mais escura.
• Quem tem pele mais oleosa, demorará mais para aparecerem as primeiras rugas (em comparação com quem tem pele mais seca), mas como a pele é mais espessa, haverá formação de vincos (como o "bigode-chinês") mais precocemente do que quem tem pele mais seca.
• Quem tomou mais sol terá a pele mais manchada e com mais rugas do que quem se expôs menos ao sol.
• Quem tem vários parentes na família com rugas na testa ou flacidez palpebral que apareceram muito cedo, terá maior chance de ter esses mesmos sinais aparecendo mais precocemente e mais intensamente do que outras pessoas da mesma idade, que não apresentam esses sinais nas suas respectivas famílias.
• Quem faz uso de cremes anti-rugas e ácidos realmente eficazes (mantêm as células sempre estimuladas a continuar a produzir colágeno e elastina, além de fazer sempre a descamação das células velhas superficiais), consegue manter uma pele mais jovem do que a sua idade cronológica.

Tratamentos
Os ácidos, estimuladores de colágeno e lasers vão atuar em muitos desses processos, atrasando os sinais de envelhecimento. Nunca se esquecendo, é claro, do uso do protetor solar.
A toxina botulínica atuará para liquidar, atenuar ou prevenir as rugas dinâmicas ao redor dos olhos, na testa e entre as sobrancelhas. Afinal, a idéia é não deixar se formar a ruga estática, ou seja, a ruga que já existe em repouso. Pois depois de instalada, já terá havido quebra da derme e consequentemente será mais difícil ter recuperação total.
Mas apenas o preenchimento facial devolverá o volume dos contornos do rosto (bochecha, mandíbula e lábios) e apagará os sulcos e vincos (bigode-chinês e ao redor da boca).
Procure sempre um médico especializado para te avaliar, receber orientações individuais e a conduta mais adequada para você.


Fonte: Drª Gisele Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário