sábado, 13 de agosto de 2011

Bicicletas recicláveis. Um dia você vai ter uma

Optar pela bicicleta como meio de transporte já é uma prática que favorece o meio ambiente, mas o israelense Dror Peleg conseguiu tornar esse hábito ainda mais sustentável. O estudante da Academia de Arte e Design Bezalel, em Israel, resolveu inovar utilizando plástico reciclado para criar sua bicicleta (foto ao lado). Como bom designer, valorizou a estética do objeto, mas a criação também conta com outros dois aspectos de importância: resistência e baixo custo.Batizada de “Frii”, a bicicleta foi projetada para adultos, mas devido à sua estética, bonita e diferenciada, pode até ser confundida com um brinquedo. Outro aspecto positivo é o baixo custo de produção. Como a bike é inteiramente feita de plástico reciclado – com exceção dos pneus – a tecnologia de produção se torna mais acessível, possibilitando às indústrias locais a sua fabricação.Para garantir a resistência da bicicleta sustentável, Dror Peleg fez uso da tecnologia de material injetável: uma armação de plástico é colocada em um molde e depois preenchida com o material reciclado. As rodas têm aro de 20 polegadas e garfo curto, o que as torna mais resistentes. O selim é moldável ao peso do ciclista.


 Para crianças
A bicicleta “Frii” ainda não está sendo comercializada, mas já há algumas opções similares no mercado. Por US$ 249,00, por exemplo, é possível comprar, nos EUA, a bicicleta infantil Koru (foto abaixo).Ela é fabricada com plástico reciclável e madeira certificada. Além disso, toda pintura da mini bicicleta é feita com tinta não tóxica, livre de metais pesados que possam prejudicar o desenvolvimento do seu filho.






 
Com papelão
Já o estudante inglês de desenho industrial da Sheffield Hallam University, Phil Bridge, criou uma bicicleta feita de papelão (foto abaixo). Phil disse que criou a bicicleta para mostrar que é possível fazer produtos funcionais de qualidade com baixo custo, pois ela custa apenas 15 pounds (cerca de R$ 40).Ela é mais leve que qualquer bicicleta de alumínio e ainda tem a vantagem de que o papelão poder ser reciclado. O único inconveniente é o prazo de validade de apenas seis meses.











Com garrafas PET
Por sua vez, o designer uruguaio Juan Muzzi desenvolveu uma ‘magrela’ com garrafas PET (foto abaixo). A técnica desenvolvida pelo artista, que está no Brasil há 40 anos, é capaz de fazer um quadro de bicicletas em apenas dois minutos. Para conseguir o resultado final são necessárias 200 garrafas plásticas. Os resíduos passam por um processo de trituração, viram pó, são misturados a outros elementos químicos, e então vão para uma injetora. Ao sair do molde a peça já está pronta.O inventor garante a qualidade do equipamento dando dez anos de garantia e explica que, por ter baixos custos durante o processo de fabricação, uma bicicleta feita com material reciclado pode ser vendida por metade do preço de uma comum. Além da resistência, o material também é muito flexível, por isso não necessita de amortecedores.






Reciclagem de pneus
No Brasil, a Caloi, empresa líder na fabricação desse tipo de veículo no País, lançou um projeto para a reciclagem de pneus de bicicleta, iniciativa que tem o apoio do Instituto Via Viva. Os pneus inservíveis podem ser depositados nos coletores já instalados em cinco bike shops de São Paulo. Por meio de materiais no ponto de venda, a Caloi incentiva os consumidores a entregar os pneus inservíveis, fazendo jus a um selo “verde” para sua bike. Outros pontos de coleta para captar esses pneus também foram instalados nas fábricas da Caloi, em Atibaia (SP) e em Manaus (AM).


 Feita com bambu
Há diversos outros exemplos pelo mundo, como a bambucicleta (foto abaixo), criada pelo designer industrial brasileiro Flávio Deslandes. Lançada há dois anos na Europa, ela é feita à mão, em parceria com a dinamarquesa Biomega.Seja como for, é sempre bom lembrar que mesmo a sua bicicleta padrão também pode ser reciclada pós-consumo. Do banco ao quadro, tudo pode ser devidamente reaproveitado.






Fonte: Marcus Fernandes - www.atribuna.com.br





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário