segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Escalda-pés: receita para aliviar a tensão e aumentar a libido


O homem contemporâneo é diariamente sobrecarregado com informações que ultrapassam sua capacidade normal de absorção. Todos os sentidos são requisitados: a poluição visual, o ruído incessante, os agrotóxicos intoxicando nosso organismo; enfim, sofremos uma constante agressão que nos leva a uma irritabilidade, nos deixando estressados e de mau humor.
Várias são as terapias alternativas que podem aliviar a tensão do dia-a-dia, entre elas podemos nos valer de um tesouro guardado por séculos, nossos antepassados que o digam. O escalda-pés é uma terapia de fácil acesso. Precisamos de uma bacia, água quente, algumas ervas caseiras, criatividade e bom senso.
Os chás caseiros com propriedades relaxantes podem ser usados à vontade, assim como a camomila (alivia dores, antiinsônia), erva cidreira (relaxante), capim santo (relaxante), hortelã (refrescante, antibactericida), entre outros.
Daremos exemplo de alguns escalda-pés, até mesmo para a libido, que é outro fator comprometido em nosso organismo devido à irritabilidade.


Receitas Caseiras


• Escalda-pés para Aumento da Libido
Em um balde ou bacia, colocar água quente suportável ao toque.
Ervas a serem adicionadas:
- Gengibre – Esquenta, ativando o metabolismo.
- Pimenta – Esquenta e é estimulante.
- Laranja - Relaxa, promove abertura e entrega.
- Canela - Afrodisíaco.
Obs: Contra-indicado para hipertensos.


• Escalda-pés Anti-Stress
Ervas a serem adicionadas:
- Casca de laranja – Relaxante e auxiliar na tensão nervosa.
- Camomila – Calmante, alivia dores musculares.
- Arnica – Extrato, auxiliar nas dores articulares e musculares.
- Pétalas de rosa branca – Acalma o mental. Tranqüiliza.
- 1 litro de leite – Hidrata, cuida da pele e dá sensação de bem estar.


• Escalda-pés para o dia-a-dia
Adicionar:
- Sal grosso – 2 colheres de sopa (diminui o edema)
- Arnica - 2 colheres de sopa de extrato de arnica (encontrado em farmácias)
Obs: pode ser substituída por camomila (alivia a dor e tira o cansaço)


Obs: Ervas que esquentam, tais como gengibre, pimenta e canela, devem ser evitadas por hipertensos, dando preferência a ervas refrescantes, tais como erva cidreira, hortelã, arnica, camomila entre outras, podendo-se acrescentar cânfora e/ou sal grosso.


A arruda deve ser evitada por gestante, dando preferência a ervas sutis, tais como arnica, camomila, erva cidreira. Pode-se acrescentar um litro de leite e pétalas de rosas brancas.
A reflexologia não é recomendada a gestantes e pessoas com marca passo, mas pode ser substituída por deslizamentos sobre todo o pé e movimentos de média pressão sobre os maléolos e tendão de Aquiles.
Pessoas com problemas de inflamação ou com presença de escoriações na pele devem evitar água quente, dando preferência à morna. O uso de dolomita (mineral cicatrizante encontrado em farmácias de manipulação) e/ou argila mostram-se eficientes no auxílio da cicatrização.




Fonte: movimentocorporal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário