terça-feira, 23 de agosto de 2011

Jogo educativo ensina sobre finanças éticas e sustentáveis


Ethica é um jogo educativo para explorar o impacto social e ambiental dos bancos, investimentos e negócios. (Imagem:Divulgação)
Ao contrário do jogo Banco Imobiliário ou Monopoly, onde o objetivo é comprar mais e mais casas, hotéis e ruas inteiras; neste jogo a melhor família e o melhor banco ganham. Ethica, é um jogo educativo para explorar o impacto social e ambiental dos bancos, investimentos e negócios.

Os vencedores são os grupos que obtiverem o maior número de pontos em três setores: financeiro, social e ambiental. Ethica é um jogo de Finanças, de tabuleiro desenvolvido pela empresa de comunicação para a sustentabilidade, Barcelonya, na Espanha.

Os jogadores assumem o papel de famílias ou banqueiros, e cada um terá dinheiro para investir. As famílias visitam os bancos e escolhem fazer um investimento partilhado, investimento cooperativo ou conta poupança. Cada um destes investimentos e poupança pode dar benefícios financeiros (lucro), sociais (pessoas) e ambientais (Planeta), positivos ou negativos, dependendo do lance. Podem participar seis jogadores ou mais.

A família investidora mais ética ganha a partida. Esta deve ser a família e o banco com maior pontuação, tanto em lucro, como pessoas ou Planeta.

Um jogador ético deverá: aprender como a poupança pessoal e investimentos podem afetar outras pessoas, o planeta e a economia global - tanto para melhor como para pior; entender os prós e contras de diferentes investimentos e poupança, e os respectivos níveis de risco financeiro, social e ambiental; ser capaz de fazer as escolhas éticas mais informadas sobre como podemos usar e investir o nosso dinheiro de forma socialmente e ambientalmente responsável. Entender como o dinheiro pode ser um instrumento de desenvolvimento sustentável e insustentável em uma gama de empresas; entender como o banco pode usar e abusar do dinheiro nele investido e entender como as pessoas podem influenciar bancos e negócios.

A agência que desenvolveu o jogo e que acredita em um mundo mais justo e sustentável é uma rede multidisciplinar de profissionais independentes, comprometidos com a mudança para um futuro melhor. O objetivo do grupo é mudar percepções e propor soluções para os atuais desafios sociais, econômicos e ambientais e estimular a mudança de comportamento em indivíduos e organizações.

O jogo será distribuído em inglês, francês, espanhol, polonês e catalão. 


Fonte: Ciclovivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário