terça-feira, 9 de agosto de 2011

Pêlo Encravado: Saiba como se livrar desse incômodo!




Foliculite é o nome complicado, porém mais intelectual, que damos aos famosos pêlos encravados que teimam em atormentar e prejudicar muita gente. Na verdade os pêlos encravados são chamados de pseudofoliculite, mas quando apresentam inflamações (pontinhos amarelos que confundimos com espinhas) passam a ser foliculite.

A foliculite é a inflamação ou infecção dos folículos pilosos, causada por bactérias do tipo estafilococos. Tende a aparecer nas áreas mais depiladas do corpo, nos homens é mais comum na no rosto, região onde nasce a barba e nas mulheres é mais comum na virilha, pode causar coceira e dor.

Mas não está restrita só a esses lugares, pode aparecer na nuca, couro cabeludo, axilas, pernas e demais partes do corpo.

Pessoas com pele negra tem maior tendência a foliculite por terem pêlos mais encaralados. O pêlo encaralado tem mais dificuldade a sair na superfície, por isso ele encrava com facilidade e então, em uma ação das bactérias do tipo estafilococos , surge a inflamação chamada de foliculite.

Peles mais espessas também tem tendência a foliculite, pois dificultam a saída do pêlo a superfície, causando o encravamento e inflamação.

Roupas muito justas, tecidos sintéticos e tecidos que sufocam os poros podem contribuir para o aparecimento de foliculite, por isso a foliculite surge também em crianças.

Roupas que são muito justas não deixam a pele respirar, a umidade do suor, junto com o aquecimento e atrito da roupa com a pele é o lugar perfeito para o aparecimento de bactérias estafilococos.

Há algumas dicas para evitar esse problema incômodo, a higiene é uma delas, os que optam por lâminas devem sempre esteriliza-las antes e após o uso, ou usar materiais descartáveis. 


Usar produtos antissépticos, como sabonetes e géis para higienizar a pele, deixando-a livre da presença de bactérias.

A esfoliação também é importante, pois a esfoliação mantém a pele lisa e livre de células mortas, o que facilita a saída do pêlo a superfície. Mas cuidado a esfoliação deve ser feita antes da depilação e nunca 
 após. Se a esfoliação for feita antes da depilação o pêlo sairá até com mais facilidade, mas se caso feita após pode agravar a vermelhidão causada pelo atrito da depilação, seja com cera, pinça ou lâmina, com a pele. Os homens devem sempre fazer a esfoliação antes de depilar a barba, mas se caso forem fazer depois é bom que esperem no mínimo 10 horas, para a pele se recuperar.

Muitas pessoas optam por fazer a depilação a laser, que além de retirar permanentemente os pêlos também clareia a região da pele, como axilas e virilhas. Então, se caso você tinha algumas manchas provenientes de cicatrizes por foliculite no procedimento de depilação a laser elas saem.

Outra opção para retirar as manchas é o Peeling, o Peeling retira as manchas, mas não os pêlos. É uma saída para quem não quer a depilação a laser, mas quer o fim das manchas.

Para esses dois últimos procedimentos é necessário acompanhamento de um esteticista ou dermatologista.
Se com todas essas medidas ainda assim você tiver problemas com folicute procure um médico, pois existem tratamentos a base de antibióticos, mas só são vendidos por prescrição médica.

Fonte: Drogaria Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário